Gaveteiro com decoupagem de retalhos.




1. Materiais:- Gaveteiro em MDF
* Tinha acrílica fosca para artesanato (usei a cor Marfim, 1 pote é suficiente)
* Mini rolo para pintura
* Pratinho para colocar a tinha
* Cola para decupagem de tecidos (usei Multicolage Têxtil, da Acrilex)
* Pincel chato e com cerdas duras
* Retalho de feltro para forrar a base
* Pano para limpar respingos
* Retalhos de tecido de algodão estampado cortados no tamanho exato da frente das gavetas

(Aí na foto aparecem verniz e solvente, que acabei não usando)


2. Retire todas as gavetas. Passe um pano seco em toda a peça para retirar o pó. Geralmente estas peças ficam expostas por um bom tempo na loja. Se estiver empoeirada a tinta não vai pegar bem. Se a sua peça tiver imperfeições sugiro que dê uma lixadinha antes. Pulei esta etapa pois a minha estava lisinha.


3. Jogue a tinta num pratinho. Eu também pinguei um pouquinho de água (umas 6 gotas) para facilitar a pintura pois achei a textura da tinha um pouco grossa.


4. Com a juda do rolo, passe a primeira camada de tinta no corpo da peça. Faça movimentos horizontais no sentido da largura até cobrir toda a parte superior e as duas laterais.


5. Ainda com o rolo, passe uma demão de tinta nas laterais de cada gaveta. Nas gavetas uma única demão será suficiente, então capriche, faça bem fina e uniforme. Se você passar duas demãos a lateral pode ficar grossa e o encaixe nos nichos ficará difícil.


6. Agora com o pincel, dê toques leves e vá cobrindo toda a madeira aparente na frente do corpo do gaveteiro. Deixe secar por 1 hora e aplique a segunda demão em todo o corpo.


7. Chegou a hora da decupagem propriamente dita !Pegue uma gaveta. Com ajuda do pincel, espalhe a cola para tecido na frente da gaveta. Uma camada bem uniforme, nem muito fina nem grosa.


8. Cole o tecido cuidadosamente, alisando com os dedos para eliminar eventuais bolhas de ar e rugas. Repita em todas as gavetas.


9. Colados os retalhos nas respectivas gavetas, elas ficarão assim ! Deixe secar por uma hora.


10. Se necessário, apare com uma tesoura as sobras de tecido e/ou fiapos que sobrarem nas bordas das gavetas.


11. Com o auxílio do pincel, passe mais uma demão de cola, desta vez por cima do tecido, em cada uma das gavetas. Isso vai endurecer o tecido, impermeabilizando-o e evitando que desfie nas pontas.


12. Para um acabamento perfeito, cole um pedaço de feltro na base do gaveteiro, usando a mesma cola de decupagem. A cor não importa, pois não irá aparecer, use qualquer retalho que tiver.

Deixe secar tudo, desmontado, por 24 horas. Seu gaveteiro de retalhos está pronto!




Essa foi A Andrea que fez ela arrasou!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário